AUTODRIVING

AUTODRIVING

Objetivos e atividades

Os objetivos do projeto AUTODRIVING são: (1) estudar a atividade e comportamento do condutor durante a condução autónoma incluindo (2) a investigação do comportamento de “assumir o controlo” da condução do veículo em diferentes circunstâncias, sendo esta a situação de condução expectável de maior risco no contexto do veículo autónomo e (3) a identificação do conhecimento do condutor acerca do funcionamento do sistema e que permitirá a confiança no sistema fundamental para uma adaptação do comportamento eficaz e segura. Estes objetivos irão permitir conhecer os níveis de capacidade do condutor em assumir o controlo de forma segura tendo em conta a influência de características do condutor (por exemplo, idade, sexo, estado de saúde, perceção do risco). O projeto envolve métodos e ferramentas de recolha de informação de um número elevado de condutores (profissionais e não profissionais) bem como métodos experimentais.

 

Resultados Esperados/Atingidos

Diversos resultados são esperados obter no âmbito deste projeto. Estes resultados podem ser divididos em dois temas principais: (1) através de questionários e grupos focais, o estudo dos níveis de conhecimento e interesse da população nacional sobre o veículo autónomo e (2) através de experiências em simulador de condução, o conhecimento do comportamento do condutor, o seu desempenho na condução e a influência das características do condutor nestes mesmos aspetos. Este último tema permitirá identificar o intervalo desejável de aviso ao condutor, a capacidade do condutor em assumir o controlo, alternando entre o modo automático e manual bem como identificar as tarefas secundárias à condução mais comuns. Este conhecimento suportará o desenvolvimento de modelos de negócios para a entrada no mercado do veículo autónomo ao nível nacional bem como identificar politicas futuras de mobilidade de transportes.

This is a running project started in October 2018. The project is funded by FCT (POCI-01-0145-FEDER-028526) under the domain of Engineering and Technology area and aims at studying:

  • The driver’s activity and behaviour during the autonomous driving;
  • The takeover of vehicle control task under different circumstances, which is expected to be the most risky driving sub-task in autonomous vehicles;
  • The identification of the understanding of the system functioning according to different groups of the population.

 

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