RESilience management guidelines and Operationalization appLied to Urban Transport Environment
The RESOLUTE Project (RESilience management guidelines and Operationalization applied to Urban Transport Environment, Grant agreement N. 653460) was the first DREAMS R&D project EC funded by the EC under H2020 for the period 2015-2018.
This project was based on a Resilience Engineering approach applied to the road transport systems, particularly addressing safety and security issues in a joint approach.
Actually, Resilience is nowadays a hot topic in UE and USA.
ResponSeable aims at supporting the emergence of an effective and dynamic European ocean knowledge system that contributes to raising awareness on everybody’s (individual and collective, direct and indirect) responsibility and interest in a healthy and sustainable ocean.
This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 652643.
Os objetivos do projeto AUTODRIVING são: (1) estudar a atividade e comportamento do condutor durante a condução autónoma incluindo (2) a investigação do comportamento de “assumir o controlo” da condução do veículo em diferentes circunstâncias, sendo esta a situação de condução expectável de maior risco no contexto do veículo autónomo e (3) a identificação do conhecimento do condutor acerca do funcionamento do sistema e que permitirá a confiança no sistema fundamental para uma adaptação do comportamento eficaz e segura. Estes objetivos irão permitir conhecer os níveis de capacidade do condutor em assumir o controlo de forma segura tendo em conta a influência de características do condutor (por exemplo, idade, sexo, estado de saúde, perceção do risco). O projeto envolve métodos e ferramentas de recolha de informação de um número elevado de condutores (profissionais e não profissionais) bem como métodos experimentais.
Resultados Esperados/Atingidos
Diversos resultados são esperados obter no âmbito deste projeto. Estes resultados podem ser divididos em dois temas principais: (1) através de questionários e grupos focais, o estudo dos níveis de conhecimento e interesse da população nacional sobre o veículo autónomo e (2) através de experiências em simulador de condução, o conhecimento do comportamento do condutor, o seu desempenho na condução e a influência das características do condutor nestes mesmos aspetos. Este último tema permitirá identificar o intervalo desejável de aviso ao condutor, a capacidade do condutor em assumir o controlo, alternando entre o modo automático e manual bem como identificar as tarefas secundárias à condução mais comuns. Este conhecimento suportará o desenvolvimento de modelos de negócios para a entrada no mercado do veículo autónomo ao nível nacional bem como identificar politicas futuras de mobilidade de transportes.
–
This is a running project started in October 2018. The project is funded by FCT (POCI-01-0145-FEDER-028526) under the domain of Engineering and Technology area and aims at studying:
The driver’s activity and behaviour during the autonomous driving;
The takeover of vehicle control task under different circumstances, which is expected to be the most risky driving sub-task in autonomous vehicles;
The identification of the understanding of the system functioning according to different groups of the population.